Taxa de uso entre ferramentas e tecnologias Java

Relatório de Ferramentas e Tecnologias Java

Em 2016 foi publicado um artigo pelo site zeroturnaround.com que trouxe um relatório sobre as ferramentas e tecnologias Java mais utilizadas no mundo. A pesquisa e o levantamento desses dados foram realizadas pelo Rebel Labs e possui dados bem interessantes, alguns deles vou listar neste post, outros você pode buscar no artigo original. A pesquisa foi realizada entre os meses de Março e Abril de 2016 e teve 2044 respostas.

O número de respostas pode parecer pequeno, e como citado pelo artigo, deve representar em torno de 2,2% do total de desenvolvedores Java em todo o mundo. Mas é um amostragem que de alguma forma exemplifica a preferencia entre uma fatia de usuários Java. Não vamos esquecer, que o IBOPE não entrevista 100 milões de brasileiros para indicar qual presidente ou prefeito é o preferido em um eleição ou qual time de futebol os brasileiros preferem. Esse tipo de pesquisa é sempre baseada em uma taxa de amostragem.

Framework Web

Um dado que achei bastante interessante na pesquisa foi em relação aos frameworks web. Normalmente existe um discusão sem fim para saber qual o melhor framework MVC do Java. E geralmente, o Spring MVC e o JSF estão sempre no topo da lista e geram discussões acaloradas em foruns de discussões. O relatório diz que o Spring MVC tem 43% de adoção entre os desenvolvedores e em segundo lugar o JSF com 19%. Outros frameworks aparecem logo atrás como o Play, Struts, GWT, … Veja na imagem a lista completa publicada no artigo.

Frameworks Web

Analisando a lista, dois dados me chamaram a atenção. Primeiro a alta porcentagem daqueles que opinaram dizendo que não usam um framework web (We don’t), o que parece bem estranho nos dias atuais.  Em segundo, a rápida adoção dos desenvolvedores pelo Spring Boot. Ao que parece, essa foi a ferramenta de maior impacto dos últimos anos em se tratando de Java. Não podemos esquecer que foi oficialmente lançado em 2014 e a pesquisa foi publicada em 2016.

Servidor de Aplicações

Existe uma quantidade bastante significativa de Servidores de Aplicações Java no mercado, entre eles, alguns gratuitos e outros com licença comercial. Eu, por exemplo, já usei alguns como Apache Tomcat, JBoss, GlassFish e Jonas. O Jonas por sinal, nem apareceu na lista, que você pode ver na imagem a seguir. O legal desse relatório é que mostra tanto a opção do servidor em ambiente de desenvolvimento quanto em de produção.

Servidores de Aplicação

O Tomcat lidera disparado nos dois ambientes com 42% e em segundo lugar vem o Jetty com 8% em produção e 12% em desenvolvimento. Acho que não é supresa que o Tomcat seja o primeiro, mas a diferença entre a taxa de uso dele para os demais foi o que me surpreendeu. Eu particularmente achava que o WildFly e o GlassFish tivesse uma taxa maior de uso.

Ferramentas de Build

Sobre ferramentas de build o Maven apareceu na pesquisa como a grande preferencia dos usuários. Sua taxa de adesão é de 68%, seguido, não tão de perto assim, pelo Gradle com apenas16%. O Ant é ainda é usado com taxa de 11% e esse dado sim me surpreendeu, já que ele não é um gerenciador de dependencias com um repositório remoto como o Maven o Gradle, o que facilita bastante gerenciar a biblioteca de um projeto.

Ferramente de Build

Usei bastante o Ant até 2010, talvez 2011, depois disso passei a usar apenas o Maven. Lembro que comecei a usá-lo com um pouco de desconfiança, mas hoje em dia não me vejo usando o Ant novamente.

A preferencia por IDE

Quando falamos em IDE é quase o mesmo que começar a discutir sobre futebol ou politica. Cadda usuário tem a sua preferencia e defende essa IDE como se fosse seu time de coração. É bem comum, em foruns de discussões, sempre ter varios tópicos sobre qual é a melhor IDE para desktop, para web, ou para ambas as tecnologias.

IDE Favorita

O meu primeiro contato com uma IDE foi com o NetBeans, acho que versão 5 ou 5.5. Isso ainda na faculdade. Quando fui trabalhar com Java de forma profissional, me foi apresentada o Intellij IDE. Na época, acho que comecei na versão 6 e depois saltei para 8. No meu ponto de vista, é a melhor IDE entre todas as que já utilizei. Além de NetBeans e IDEA, uso frequentemente o Eclipse. E você, qual prefere?

JRE em Produção

A versão do Java mais utilizada em produção, conforme os dados da pesquisa, foi o Java 8. Eu até que fiquei um pouco surpreso, já que normalmente as empresas preferem não mudar tão frequentemente de versão para não ter algum impacto inesperado na execução das aplicações. Uma vez, quando a versão atual do Java era a 6, fiz uma entrevista de emprego em um multinacional da área financeira e a versão do Java usada por eles era a 1.4.

Assim, trabalhar com frameworks como o Hibernate e Spring, teria toda e qualquer configuração baseada apenas em arquivos XML, porque essa versão do Java ainda não dava suporte ao uso de anotações. Também não teriamos acesso a API Collection, então, nada de List, ArrayList, e afins.

Versão do Java em Produção

Outro ponto que fazia com que a versão nem sempre fosse atualizada para a corrente no ambiente de desenvolvimento era devido a versão do Java usada nos servidores web. Um host de hospedagem normalmente oferecia uma versão não tão recente, e assim, era impossivel usar recursos da versão 7 se o servidor rodasse com a versão 6 do Java.

Talvez com a chegada das nuvens, onde os desenvolvedores tem mais autonomina para montar seu ambiente de produção, tenha facilitado o uso da versão mais atual do Java em produção.

Bancos de Dados mais Utilizados

Por fim, vou citar quais os bancos de dados mais utilizados conforme a pesquisa. Acho que nesse quesito, não teve nada de surpreendente. Algumas pesquisas citam o Oracle em primeiro lugar e o MySQL em segundo, já outras tem essa ordem alterada. Mas, normalmente, são os dois principais bancos de dados do mercado.

Na pesquisa da RebelLabs o Oracle DB lidera com 39% da preferencia, seguido pelo MySQL com 38% e o PostgreSQL com 29% ficando em terceiro lugar. Como já tinha visto em outras pesquisas, o MongoDB, um banco de dados não relacional, criado apenas em 2009, segue firme na quarta posição com 15% da preferencia.

Essa posição do MongoDB é bastante relevante em relação ao tempo de vida desse banco de dados. Também solidifica o MongoDB como o principal banco de dados NoSQL do mercado. Entre os números do não relacional, me parece que o Redis tem crescido e tomou a posição do Cassandra como segunda opção entre os NoSQL.

Por fim

Agora que você conhece um pouco dos dados da pesquisa realizada pela Rebel Labs, se tiver interesse, acesse o artigo Java Tools and Technologies Landscape Report 2016 para ver outros dados que não foram citados neste post. Você vai encontrar, por exemplo, informações sobre a adesão de Micro Serviços, a relação de cargos entre os profissionais Java em suas empresas, números sobre o uso de integração continua, controle de versões, entre outros.

Ballem

Marcio Ballem é bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano em Santa Maria/RS. Tem experiência com desenvolvimento Delphi e Java em projetos para gestão pública e acadêmica. Possui certificação em Java, OCJP 6.

Você pode gostar...