Dicas de Leitura

Vejo muita duvida em relação a qual livro seria mais indicado para o aprendizado da linguagem Java. Alguns títulos são famosos e levam tal crédito por que realmente são muito bons e por isso, vale fazer um investimento neles.

Hoje vou sugerir para os leitores do blog alguns destes livros. O natal está chegando, então, quem sabe fica ai uma boa dica para a lista de amigo secreto ou para aquele parente que pergunta a você o que quer de natal.

Para começar vou citar um livro para quem ainda não tem conhecimento nenhum da linguagem. O Deitel,como é mais conhecido, aborda inúmeros tópicos sobre Java desde o básico “Hello World” até tópicos mais avançados. Veja a seguir algumas características deste livro:

Java Como Programar – Deitel 8ª Edição

Sinopse: A oitava edição de Java como programar, lançada pela Pearson Education, chega ao mercado com novo design e um traço inovador: preocupados em aguçar o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, Paul J. Deitel e Dr. Harvey M. Deitel incluíram na obra exercícios que estimulam o leitor a associar a Internet e o computador à solução de problemas reais da sociedade.

Além dessa novidade, a obra traz um estudo de caso opcional sobre a montagem de um caixa eletrônico (ATM), o que reforça a possibilidade de atrelar a teoria à realidade, e oferece ao estudante a chance de praticar um conceito-chave da programação orientada a objetos: a interação entre vários objetos.

Por abordar o Java com profundidade e clareza característica que consagrou a obra como bíblia dessa linguagem de programação e por estar atualizada de acordo com o Java Standard Edition 6 Update 11, Java como programar é bibliografia essencial a estudantes e profissionais da computação que queiram fazer a diferença!

Título: Java Como Programar – Autor: Paul Deitel & Harvey Deitel – Editora: Pearson – Edição: 8ª – Número de Páginas: 1176 – Idioma: Português – Ano: 2010

A 6ª edição também é considerada pelos leitores como muito completa, mas vale a pena sempre procurar por edições mais atuais até por motivos relativos as versões do Java que podem ser diferentes ou atualizadas em cada edição.

Após a leitura do Deitel, você pode ampliar seus conhecimentos com um livro da série Head First (original em Inglês) ou como é conhecido em no Brasil “Use a Cabeça”. Essa é uma série de livros muito boa, e tem como característica a forma como apresenta a didática.

Use a Cabeca! Java

Sinopse: Se o seu intuito é ficar entediado, compre outro livro. Mas se quiser realmente aprender Java, você precisa de Use a Cabeça Java. Descubra por que os livros da série "Use a Cabeça" foram selecionados para o Amazon Editor Choice que indicou os dez melhores livros de computação de 2003 e 2004.

Kathy Sierra é desenvolvedora de softwares (jogos e inteligência artificial) e instrutora mestre na Sun Microsytems, ensinando os instrutores de Java como transmitir as últimas tecnologias para os clientes.

Ela é uma das principais criadoras da maioria dos exames de certificação da Sun.

Foi a fundadora do javaranch.com, vencedor do Development/Jolt Productivity Award, a maior (e mais amigável) comunidade Java só de voluntários.

Bert Bates é desenvolvedor de softwares há 20 anos, instrutor de Java e um dos principais criadores da maioria das certificações Java da Sun. Sua experiência inclui uma longa temporada em inteligência artificial, com clientes como o Weather Channel. A&E Network, Rockwell e Timken. Junto com Kathy Sierra, Bert criou a série Use a Cabeça."

Título: Use a Cabeça! Java – Autor: Kathy Sierra & Bert Bates – Editora: Alta Books – Edição: 2ª – Idioma: Português – Ano: 2007 – Número de páginas: 496

Para quem tem interesse de voltar seu conhecimento para aplicações Web ou o conhecido JEE, as dicas são as seguintes:

Use a Cabeca! Servlets & JSP

Sinopse: A preparação e estudo para o novo exame do J2EE 1.5, para a certificação Web Component Developer (SCWCD).

Use a Cabeça Servlets & JSP não fornece apenas uma lista de assunto para memorização, ele guiará sua mente ao entendimento de fato do assunto a ser estutado.

Você ira aprender diretamente o que é servlets e JSPs para que sejam entendidos de forma fãcil e rápida. Usando este livro você terá idéia do novo esquema do exame mock, criado especialmente para similar a inteligência do teste.

Seu tempo é muito valioso para ser desperdiçado. Tendo como base a última pesquisa em neurobiologia, ciência cognitiva e teoria do aprendizado, Use a Cabeça Servlets & JSP tem um visual rico, projetado na forma como seu cérebro funciona; não se trata de uma abordagem pesada que faz com que você caia em sono profundo.

Titulo: Use a Cabeça! Servlets & JSP – Editora: Alta Books – Autor: Kathy Sierra & Bryan Basham – Idioma: Português – Ano: 2008 – Edição: 2ª – Número de páginas: 912

Um livro interessante para iniciantes, por ser bastante prático é o do autor Edson Gonçalvez. Trata de varios assuntos como padrão DAO, EJB, Servlets, JSP, entre outros.

JSP, Servlets, JSF … – Edson Goncalves

Sinopse: é um livro sobre as tecnologias mais usadas no mercado, com métodos eficientes que ajudarão o iniciante a programar aplicações Web escritas em Java com simplicidade.

As tecnologias abordadas permitem ao leitor desenvolver desde simples aplicativos até os mais complexos sistemas exigidos por grandes corporações.

Com uma abordagem no estilo “livro de receitas”, o leitor aprenderá:

Os fundamentos do desenvolvimento Web com Java, como instalação e configuração de um contêiner Servlet; Desenvolvimento com Servlets, criação de cokies e sessões, enviar e receber dados, assim como publicá-los; Criação de páginas JavaServer Pages (JSP), JavaBeans e conexão com o banco de dados; Desenvolvimento de páginas utilizando JSTL, Custom Tags e JavaServer Faces; Os padrões DAO e MVC. Além destes itens o livro ensina a fazer upload de arquivos, envio de e-mails com anexo, o uso de Hibernate com JavaServer Faces e uma abordagem repleta de informações a respeito do EJB3 Persistence API. Por último, haverá também o trabalho com Ajax e alguns dos frameworks mais utilizados: Dojo Toolkit, DWR e Ajax4faces.

Titulo: Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, SERVLETS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE, EJB 3 PERSISTENCE E AJAX – Editora: Ciência Moderna – Autor: Edson Gonçalves – Idioma: Português – Ano: 2007 – Edição: 1ª – Número de páginas: 776

Já que agora você está conhecendo um pouco sobre padrões de projeto, que tal um livro direcionado a este tema? Para isso, novamente indico um livro da série “Use a Cabeça”.

Use a Cabeca! Padroes de Projeto

Sinopse: Como você sabe que não quer reinventar a roda (ou, pior, um pneu furado), então você busca padrões de projetos. As lições aprendidas por aqueles que se depararam com os mesmos problemas de desenvolvimento de software. Os padrões de projetos permitem que você aproveite as melhores práticas e a experiência de outros e gaste seu tempo com? outra coisa.

Algo mais estimulante. Algo mais complexo. Algo mais divertido. Então você quer aprender:

Quais são os padrões que realmente importam; Quando e por que devem ser usados; Como aplicá-los em seus próprios projetos; Quando não usá-los (como evitar a febre dos padrões); Quais são os princípios de design da programação orientada a objetos em que os padrões se baseiam.

Porém, o mais importante é que você quer aprender mais sobre padrões de projetos de uma maneira que não o faça dormir. Se já leu algum livro da série Use a Cabeça

Titulo: Use a Cabeça! Padrões de Projeto – Editora: Alta Books – Autor: Eric Freeman & Elisabeth Freeman – Idioma: Português – Ano: 2005 – Edição: 1ª – Número de páginas: 496

Ainda com foco em padrões de projeto temos o “CORE J2EE PATTERNS”.

Core J2EE Patterns

Sinopse: O foco principal do livro são padrões, as melhores práticas, as estratégias de design e soluções aprovadas utilizando as principais tecnologias J2EE incluindo JavaServer PagesTM (JSPTM), Servlets, Enterprise JavaBeansTM (EJBTM) e os APIs JavaTM Message Service (JMS). O Catálogo de Padrões J2EE com 21 padrões e inúmeras estratégias está presente para documentar e promover as melhores práticas para essas tecnologias.

Titulo: CORE J2EE PATTERNS – As melhores praticas e estratégias de design – Autor: Dan Malks – Editora: Campus Elsevier – Idioma: Português – Número de páginas: 616 – Ano: 2005 – Edição: 2ª

Espero que gostem das sugestões e até a próxima.

Ballem

Marcio Ballem é bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano em Santa Maria/RS. Tem experiência com desenvolvimento Delphi e Java em projetos para gestão pública e acadêmica. Possui certificação em Java, OCJP 6.

Você pode gostar...