Programa Beta de Certificações Java 7 (OCAJ 7 e OCPJP 7)

Para quem tem interesse futuro em prestar exame para as certificações OCAJ 5/6 (antiga SCJA) ou OCPJP 5/6 (antiga SCJP) a Oracle passou a incluir em seu quadro de certificações os referidos exames para a versão Java 7. Mas uma noticia que talvez não seja assim tão interessante para os candidatos. A nova versão foi praticamente dividida em dois exames, sendo necessário agora realizar o exame OCAJ 7 para então ter direito a fazer o exame para OCPJP 7. Para candidatos já certificados com o titulo OCPJP 5/6 ou SCJP 5/6 basta apenas realizar o exame chamado "Upgrade", assim, não precisa prestar o exame OCAJ 7.

Oracle Beta exames do Programa de certificação

O exame para a versão Java 7 ainda está em fase beta, e este tipo de exame possui um formato diferente do normal.

Exames beta são exames de pré-produção utilizado pela Oracle para avaliar as questões do novo exame com a participação de candidatos reais. As questões do exame Beta passam por um desenvolvimento rigoroso e um processo de avaliação antes de serem liberados para o público. Dados recolhidos durante os testes beta são usados para selecionar as melhores perguntas para o exame de produção (final), e eliminar as perguntas que são ambíguas, muito fáceis ou muito difíceis, ou inúteis para avaliar o conhecimento do candidato. Os exames beta para o Java 7 são oferecidos a um preço com desconto e os candidatos têm geralmente de 2 horas e meia a 3 horas para completar o exame que poderá possuir de 120 a 150 questões. No Brasil o exame Beta está sendo oferecido a 109 reais.

Passar em um exame beta é o mesmo que passar um exame de produção (final). Por exemplo, se você tivesse que passar por todas as versões beta dos exames exigidos dentro de um caminho de Certificação Oracle, você iria ganhar sua credencial de certificação Oracle e receber o certificado pelo correio. De todas as questões a Oracle selecionará quais representarão o exame de produção, assim, a avaliação sobre o exame beta será apenas sobre essas questões e as demais questões serão descartadas para o critério de aprovação. Você só terá acesso ao resultado e ao certificado, caso seja aprovado, depois que a versão beta deixar de ser beta e passar a ser de produção.

OCAJ 7

OCAJ 7

O código para o novo exame OCAJ 7 será: 1Z0-803 (Para o beta será: 1Z1-803 ).

OCPJP 7

OCPJP 7

O código para o exame OCPJP 7 será: 1Z0-804 (Ainda não liberado).

O código para realizar o exame de Update será: 1Z0-805 (Para o beta será: 1Z1-805 ).

Tópicos do Exame:

O conteúdo exigido no exame da OCAJ 7 é diferente do exigido nas versões anteriores, compare-os nos seguintes links: Exam Topics 7 e Exam Topics 5/6.

Já os tópicos do exame da prova OCPJP 7 ainda não foram divulgados, porém quem vai prestar o exame de Upgrade deverá se preparar com os tópicos descritos aqui: Upgrade to Java SE 7 Programmer.

Fonte: Oracle University

Ballem

Marcio Ballem é bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano em Santa Maria/RS. Tem experiência com desenvolvimento Delphi e Java em projetos para gestão pública e acadêmica. Possui certificação em Java, OCJP 6.

Você pode gostar...