Revista easy Java Magazine 12

Hoje, 16 de novembro de 2011, foi lançada a décima segunda edição da revista easy Java Magazine e mais uma vez tive o prazer de ter um artigo publicado. Nesta edição meu artigo trata sobre o padrão de projeto Observer.

A edição traz ainda os seguintes artigos "Arquivos e fluxos de dados", "Swing: O Desktop Java" e "Introdução ao Eclipse RCP – Parte 2". Um breve resumo sobre o artigo "O Padrão de Projeto Observer – Monitorando objetos com o uso do Padrão Observer" pode ser lido aqui:

Revista easy Java Magazine 12

 

O padrão de projeto Observer é responsável por observar e notificar a mudança de estado entre objetos distintos 

através de uma dependência um-para-muitos. Este padrão possui duas formas de implementação: uma delas é fazendo uso das classes nativas do JDK, enquanto a outra parte do princípio que o programador desenvolva suas próprias classes. Por fim, o artigo apresenta um pequeno projeto onde há a união do padrão Observer com o MVC.

 

Uma dica, a editora DevMedia disponibilizou o acesso livre a primeira edição da revista digital DevCast Magazine. Vale a pena conferir, a revista é baseada apenas em video aulas e mini-cursos.

Até mais!

Ballem

Marcio Ballem é bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano em Santa Maria/RS. Tem experiência com desenvolvimento Delphi e Java em projetos para gestão pública e acadêmica. Possui certificação em Java, OCJP 6.

Você pode gostar...