Revista easy Java Magazine 20

Em 13/07/2012 foi lançada a vigésima edição da revista Easy Java Magazine. Tive a oportunidade de ter o artigo Troca de Mensagens com JMS – Conceitos e prática do Java Message Service e ActiveMQ publicado nesta edição. ​

O artigo aborda conceitos sobre a API Java Message Service (JMS) e apresenta um exemplo prático de construção de um produtor e um consumidor de mensagens JMS, utilizando o provedor Apache ActiveMQ.

A Java Message Service, especificação JSR-914, tem como objetivo o processo de troca de mensagens entre sistemas. Ela define dois padrões para o armazenamento de mensagens, Queue (filas) e Topic (tópicos). A troca de mensagens pode ser usada em projetos de integração entre aplicações, sistemas de sincronização de banco de dados, como também para um sistema de Chat.

Os sistemas JMS trabalham em conjunto com JMS Providers, um tipo de servidor que realiza o armazenamento das mensagens enviadas a filas ou tópicos. O envio será realizado por uma aplicação cliente conhecida como produtor, e o consumo se dará pela aplicação cliente chamada de consumidor.

Esta edição possui os seguintes artigos:

Ballem

Marcio Ballem é bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano em Santa Maria/RS. Tem experiência com desenvolvimento Delphi e Java em projetos para gestão pública e acadêmica. Possui certificação em Java, OCJP 6.

Você pode gostar...