Revista easy Java Magazine 44

Revista easy Java Magazine 44Na edição 44 da revista easy Java Magazine eu tive o prazer de publicar o artigo "Java 8 e sua nova API de Datas". Com o lançamento do Java 8 foi também lançada a Date And Time API referente a JSR-310. Leia um breve resumo do que se trata:

Este artigo apresenta ao leitor a JSR-310, uma especificação para o tratamento e manipulação de datas lançada com o Java 8. A Date and Time API, ou simplesmente Java Time, se mostra um grande recurso para substituir o uso das classes Date e Calendar, pois as classes dessa API têm métodos simples e intuitivos para oferecer uma melhor experiência a seus usuários.

Como característica principal, todas as classes da API Java Time são imutáveis, corrigindo um problema que, conforme Colebourne, era grave nas classes Date e Calendar.

Outro ponto positivo é que esta API fornece uma manipulação muito mais simples para trabalhar com objetos que armazenam apenas datas, apenas horas ou ambas simultaneamente.

Por exemplo, você poderia armazenar o aniversário de alguém a partir da classe MonthDay. Um objeto desse tipo vai armazenar apenas os valores correspondentes ao mês e ao dia. E ainda temos as classes Year e YearMonth, para armazenar apenas o ano ou o ano e o mês em um mesmo objeto.

Dito isso, reforça-se que no decorrer deste artigo o leitor vai ter a chance de conhecer os recursos da API Java Time. Como esta API é nativa do Java 8, é preciso que o JDK e o JRE estejam ambos atualizados para a versão 8 do Java.

Ballem

Marcio Ballem é bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano em Santa Maria/RS. Tem experiência com desenvolvimento Delphi e Java em projetos para gestão pública e acadêmica. Possui certificação em Java, OCJP 6.

Você pode gostar...