Revista easy Java Magazine 9

Há alguns meses atrás recebi um convite de um dos editores das revistas Java Magazine e Easy Java Magazine, ambas publicadas pelo grupo DevMedia, para escrever alguns artigos sobre Java. Trocamos algumas mensagens para definir o tema e finalmente na edição 9 da Easy Java Magazine, para minha surpresa, 3 destes artigos acabaram publicados nesta mesma edição.


Revista easy Java Magazine 9

Revista easy Java Magazine 9

A revista Easy Java Magazine tem como objetivo apresentar ao leitor um conteúdo mais básico da linguagem, especialmente para quem está começando a dar os seus primeiros passos em Java e nas tecnologias que cercam a linguagem. As edições da Easy são publicadas de forma digital e não impressa. O leitor assinante tem acesso a um leitor digital como pode ser visto na primeira edição que é gratuita e está disponível para leitura no seguinte endereço: Easy Java Magazine – 1ª Edição.

Meus artigos publicados nesta 9ª edição são:

Estáticos != Instância

O artigo relata as principais diferenças entre os membros estáticos e membros de inst ncia na linguagem Java. Demonstra como eles devem ser criados, acessados e também suas regras de execução. Apresenta ainda conceitos ligados à herança como o uso de polimorfismo, métodos sobrecarregados e métodos sobrescritos. Exemplos práticos foram criados e suas execuções são explicadas para melhor aprendizado.

Construtores em Java

O artigo apresenta as regras necessárias para criação e manipulação de métodos construtores em Java e porque eles são importantes para a linguagem. Descreve as características básicas para diferenciar um construtor de um método comum, como acessar construtores específicos da superclasse por sua subclasse, como invocar um construtor da própria classe utilizando this() e qual o reflexo no acesso a classe através dos construtores quando utilizados modificadores de acesso com restrições diferentes.

Introdução ao Padrão MVC

O artigo apresenta o que é um padrão de projeto e foca seu estudo no modelo Model-View-Controller citando as vantagens e desvantagens na sua utilização. Demonstra e exemplifica como fazer o uso correto das três camadas do padrão MVC. Aborda o que deve ser implementado em cada uma destas camadas para proporcionar aos desenvolvedores uma manutenção mais fácil e o possível reaproveitamento de classes e partes do projeto em projetos futuros. O exemplo prático de uma aplicação desenvolvida para desktop – utilizando a API Swing – com base no modelo MVC é comentado e disponibilizado para o leitor.

Agradeço ao Eduardo Espínola pela oportunidade e espero que os artigos sejam bem aceitos pelos leitores.

Boa leitura a todos.

Ballem

Marcio Ballem é bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano em Santa Maria/RS. Tem experiência com desenvolvimento Delphi e Java em projetos para gestão pública e acadêmica. Possui certificação em Java, OCJP 6.

Você pode gostar...