Revista Java Magazine 109

Em 07 de novembro de 2012 foi lançada a edição 109 da revista Java Magazine da editora DevMedia. Entre os artigos publicados, tive o prazer de escrever o artigo "Apresentando a API Morphia – NoSQL MongoDB" mais fácil com Morphia. O Morphia é uma API desenvolvida pelo Google Code que tem como objetivo tornar mais simples a interação de uma aplicação Java com o banco de dados NoSQL MongoDB.Durante o artigo foram abordados alguns métodos e classes fornecidos pelo Morphia que reduzem a complexidade no desenvolvimento, além da abordagem ao mapeamento de classes de entidades através do uso de anotações. Os padrões Singleton e DAO também são abordados para um maior proveito dos recursos dessa API.


Os demais artigos que complementam esta edição são:

Para quem não teve ainda a oportunidade de "brincar" com o banco de dados MongoDB, publiquei um tutorial aqui no blog sobre o assunto: NoSQL com MongoDB e Persistência em Java. Este artigo não aborda a API Morphia, mas a própria API, ou Driver, do MongoDB para conexão e persistência de dados. Em outro momento, irei tentar disponibilizar no blog um tutorial sobre o Morphia.

Ballem

Marcio Ballem é bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano em Santa Maria/RS. Tem experiência com desenvolvimento Delphi e Java em projetos para gestão pública e acadêmica. Possui certificação em Java, OCJP 6.

Você pode gostar...