Revista Java Magazine 97

Tive a oportunidade de publicar meu primeiro artigo na revista Java Magazine do grupo DevMedia. Na edição 97, lançada neste mês (novembro de 2011), o artigo escrito por mim leva o título: Do DAO ao Facade. O artigo apresenta um estudo sobre os padrões de projeto Data Access Object (DAO) e Facade. Começa descrevendo o padrão DAO e demonstrando algumas formas de como implementá-lo em um sistema e o quanto é vantajoso e importante utilizá-lo.

Java Magazine 97

Em seguida são apresentados os principais benefícios do uso do padrão Facade, assim como quando ele pode ser utilizad o e o quanto fácil é implementá-lo em um projeto.

O tema é útil para desenvolvedores que queiram iniciar a construção de projetos de forma mais organizada, o que irá facilitar a manutenção e atualizações no futuro.

O uso de um padrão de projeto tem como princípio organizar e facilitar o desenvolvimento de sistemas.

Com o uso do padrão DAO é possível organizar as classes referentes à persistência de dados, e com o uso do padrão Facade é possível dividir o sistema em camadas, diminuindo o acoplamento entre elas.

Espero que os leitores gostem e aproveitem o artigo, até mais.

Ballem

Marcio Ballem é bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano em Santa Maria/RS. Tem experiência com desenvolvimento Delphi e Java em projetos para gestão pública e acadêmica. Possui certificação em Java, OCJP 6.

Você pode gostar...